sexta-feira, 3 de julho de 2009

Teorias

O dia inteiro em casa, sem quarto, sem computador, o que podia-se fazer? Ler.. a única alternativa.. sinceramente eu nunca fui uma pessoa apaixonada por leitura, já li livros sem ser os da escola mas não é o meu hobby favorito, pelo menos não era! Esse ano eu comecei a ler mais e nesses dias mais ainda, e li na National Geographic uma matéria sobre Charles Darwin que me impressionou.

Eu sempre fui adepta à Teoria criacionista e ainda sou, porém, creio que devemos ver os dois lados da moeda e se possível, equilibrá-los e esse eu consegui equilibrar, pelo menos na minha cabeça. Se você pensar, o universo está todo ligado por forças cósmicas e grandiosas que jamais iremos entender; a vida é algo inexplicável que, na minha opinião, não conseguiram e nem conseguirão explicar, o que existe são teorias das quais formamos nossa opinião.

Charles Darwin não era evolucionista quando realizou sua circunavegação, ele estava lá apenas acompanhando um biólogo que não queria viajar sozinho, ele era um jovem, recém-formado, curioso e cheio de ideias... Quando se deparou com todo aquele espetáculo e grandiosidade da natureza não podia deixar de se interessar e estudar mais a fundo. Recolheu fósseis, observou comportamentos de certas espécies e, para resumir, chegou a sua teoria da evolução que diz, que os animais não foram feitos há milhões de anos na forma em que são mas sim, com a recombinação dos genes foram evoluindo e, apenas os mais aptos, sobreviveram para evoluir para outras espécies. Ex: do macaco ao homem.

Eu concordo que a natureza sofreu modificações ao longo desses muitos anos e as espécies também, que o planeta sofreu diversas tranformações climáticas e todos tiveram que se adaptar e os que não o fizeram foram extintos. Agora todos perguntam, como equilibrar essas duas concepções aparentemente tão distintas? Para mim, a viagem de Darwin e suas descobertas já estavam programadas para confirmar que, ele, como todos os outros, teria uma TEORIA, ou seja, não é uma certeza, descobriria coisas importantes para o ramo da biologia porém, a natureza o universo são MUITO MAIORES do que a mente humana possa alcançar ou suas teorias possam provar.

Como diria Shakespeare: " Há mais entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia" (e ciência)

Um comentário:

Cinthia Quadrado disse...

Entããão... eu acho que também poderiam tentar conciliar as duas coisas. O meio científico e o meio teológico, só que tem aquela coisa: grande parte do pessoal que estuda a parte da ciência crê que a religião pode passar apenas de um modo de manipulação. De certo, a gente pode acabar reparando isso quando vê como o catolicismo 'mexia' com a Europa. É uma coisa delicada de se analisar, correto? O único problema é ter que observar pontos que às vezes aparentam ser mais fracos. Eu não concordo em dizer que a religião seja manipulação, mas também não discordo com a parte de que foi ela que desviou muitos estudos até hoje em dia.

=P